Enquanto o mercado de trabalho formal não está nada atrativo para quem precisa ou pensa em mudar de emprego, a função de freelancer tem sido uma boa opção de um número cada vez maior de profissionais, tanto por necessidades, por insatisfação com as experiências de trabalhos que tiveram até o momento ou para ganhar uma renda extra.
Essa atividade exige habilidades de organização, gerenciamento, negociação e atendimento e muito mais. Por isso muitos freelancers acabam colocando essas questões em segundo plano que pode resultar em muitas dificuldades mais à frente.
Caso seu trabalho não esteja crescendo é o momento de parar e analisar onde esta o erro e fazer alguns ajustes e mudanças. Isso pode também ocorrer por maus hábitos que você adquiriu e precisa urgente muda-los para ter novamente o controle do seu negócio e crescimento.
Não encare seu trabalho como transações profissionais
Um grande erro cometido por muitos freelancers é não separar e entender os trabalhos como o que eles são de fato: seu trabalho. Pelo fato de trabalhar em casa não significa que execute suas atividades de qualquer jeito. Uma postura profissional vai te derrubar e ser retirado do mercado muito rápido. Atitudes como cumprir prazos, não responder o cliente e entregar um serviço com pouca qualidade do que o combinado irá te deixar com uma péssima imagem.
Não ter planejamento financeiro
Ser freelancer traz certa instabilidade, além dos imprevistos que podem ocorrer com qualquer um. Por sua renda mensal ser variável é preciso um planejamento financeiro para te manter tranquilo nos períodos de crises e dificuldades. O grande segredo para um bom planejamento é ter consciência do quanto você tem, quanto vai receber e quanto e com o que está gastando. São informações básicas para qualquer decisão envolvendo finanças. Por isso comece seu planejamento anotando todas suas fontes de renda e todos os seus gastos.
Não misturar vida pessoal e profissional
Trabalhar em casa e ter seus próprios horários pode parecer um sonho, mas é preciso ter muito cuidado, sua vida profissional pode invadir sua vida pessoal e vice- versa. Tenha cuidado e entenda os limites de cada um. Isso pode fazer com que você acabe trabalhando nos momentos de descanso e dificulta que você tire sua folga. Separe um ambiente específico na sua casa para funcionar como seu escritório, que não misture com sua área de lazer. Estabeleça horário claro início e término do seu dia produtivo.
Não espere clientes baterem em sua porta
É preciso sempre se promover para ganhar visibilidade. Para isso o primeiro passo é o networking. É geralmente suas primeiras oportunidades como freelancer para que cheguem por indicação, tanto de amigos, familiares, pessoas que você já trabalhou ou até pessoas que você estudou. Por isso aproveite os contatos feitos em experiências profissionais anteriores. Também divulgue seu portfólio e não deixe de aproveitar as diversas plataformas que surgem a cada dia. Pesquisando na internet não será nada difícil encontrar as melhores para o seu mercado.
Cuidado com as ofertas
Muitos clientes oferecem um valor muito baixo, tome cuidado com algumas propostas. Você precisa reconhecer o seu trabalho, não adianta aceitar um trabalho que lhe pagará pouco e exigirá de você horas fora do seu expediente normal. Há momentos em que é importante pensar além do que o dinheiro. Você precisa e deve ser recompensado pelo seu trabalho.
Organização e aprendizado tornam a vida do freelancer muito mais tranquilo. Erros acontecem eventualmente, mas desviar de pequenos inconvenientes como esses podem evitar grandes tribulações no futuro.