Ícone do site O Curso Grátis

Como estudar fora do Brasil

[quads id=1]

Um dos maiores sonhos dos brasileiros é estudar no exterior, pois traz muitos benefícios para quem passa por essa experiência. Estudar fora traz conhecimentos e competências que proporcionam as habilidades de enxergar as situações e a capacidade de resolver questões de maneira mais rápida.

Pode parecer difícil e complicado, se não houver uma boa organização para isso. O processo é trabalhoso e toma muito tempo e energia. Por ter que avaliar e pesquisar várias escolas, cidades, países, organizar documentação, fazer exames e se preparar para partir. Mas todo esforço será compensado pelo simples fato que estudar no exterior é estudar nas melhores instituições de Ensino superior. Pense nesse estudo como um investimento e acredite, sua vida se transformará em todos os sentidos.

[quads id=7]

Os países mais procurados são: Canadá, Estados Unidos e Inglaterra. Portanto os Estados Unidos esteja em primeiro lugar, embora o sonho muitas vezes se torna impossível pelo custo alto.

Existem as bolsas de estudos internacionais, anualmente é enorme o número dessas bolsas por diversas universidades, fundações e agências governamentais. Não descarte nenhuma oferta. Organize a documentação e prepare para o que pedem.

Vantagens de estudar no exterior

Experiência internacional- uma das principais vantagens, pode ser boa de várias formas, pode te prepara muito e irá contribuir para que desenvolva outras competências essenciais ao atual cenário. Essa experiência aumentará seu nível de competitividade.

Melhores universidades- ao estudar fora você tem a oportunidade de aprender nas melhores universidades e receber um ensino extraordinário. A

Amadurecimento- ir jovem para uma universidade exige muito, com apenas seus 18 a 20 anos ele precisa amadurecer para morar fora do país e conseguir fazer tudo sozinho. Ele passará por algumas dificuldades, mas será para o seu amadurecimento.

[quads id=2]

Melhor currículo- com certeza um profissional com uma graduação no exterior terá um currículo mais visado e privilegiado. Outro ponto é o currículo que estudou fora, pois mostrará que seu desempenho no idioma estrangeiro é muito bom e também ter uma maturidade adicional.

Dicas de como embarcar nessa jornada internacional.

Defina seus objetivos

Entender as suas intenções ao estudar em outro país é fundamental para escolha do tipo do curso, do período de permanência e do destino. Coloque tudo no papel quais são seus objetivos em concluir um curso no exterior.

Planeje com antecedência

O correto e ideal é reservar pelo menos um não antes para o planejamento, mas esse período pode sofrer variação. É bom organizar já no ensino médio, isso porque é necessário estruturar o currículo de acordo com os critérios da instituição estrangeira. O que envolve disciplinas complementares, atividades extracurriculares, trabalhos voluntários, certificado e idioma.

Ser realista

[quads id=8]

Estudar fora não é barato, por isso é muito importante analisar o orçamento disponível e fazer um planejamento financeiro bem detalhado. Há oportunidades das bolsas de estudo, mas mesmo assim existem custos. É possível poupar neste ano um ano de planejamento e quando  estiver lá terá o suficiente para cobrir despesas.

Pesquise países menos populares

Os Estados Unidos está na lista dos destinos mais procurados e um dos mais caros. Por isso é uma dica interessante investir tempo pesquisando sobre outros locais e instituições. Chile, China, México e Nova Zelândia são uns dos países pouco requisitados, mas com bolsas e benefícios interessantes que valem a pena.

Idioma

Deve ser um dos norte para seu preparo, o idioma do país que pretende estudar. Se ainda não é fluente no idioma do país escolhido um dos primeiros passos é reforçar seus estudos e práticas de conversações. Isso porque no processo de admissão será todo nessa língua. Mas não se desespere, muitos alunos são aprovados em universidades excelentes que nem eram fluentes no idioma quando começaram a se prepararem.

Pesquise bem

O mundo é amplo e as opções são diversas. Por isso é difícil até saber por onde começar. Escolha um lugar no qual não te afetará muito financeiramente e que estão em sintonia com quem você é. Vale a pena estudar, pesquisar a história e cultura de cada destino que buscar informações sobre a situação atual.

Graduação no exterior

O processo para aplicar a uma vaga em uma universidade estrangeira tanto para graduação quanto para pós- graduação é diferente do modelo brasileiro.

Graduação na admissão exige:

– Desempenho acadêmico no ensino médio

– Atividades extracurriculares

– Trajetória pessoal

–  Também as instituições precisam saber o nível de proficiência no idioma em que as aulas serão aplicadas, por isso é exigido exames que qualificam a capacidade de compreensão.

As documentações necessárias são:

– Carta de apresentação

– Histórico escolar

– Comprovantes

– Personal statement ( escrever sobre você )

Estudar no exterior envolve muitos desafios, mas a certeza de que valerá a pena é certo. Assim você poderá aproveitar ao máximo essa experiência, sabendo que seu investimento foi útil.

Sair da versão mobile