Uma das medidas mais eficazes contra a proliferação do coronavírus é o isolamento social. Isso se faz porque o vírus possui um alto nível de transmissão, facilitando que uma pessoa infectada passe outras pessoas com as quais ela convive de forma muito breve. A quarentena foi decretada nos países que possuem casos registrados da doença, fazendo com que as populações se reclusam em suas casas, podendo sair apenas em casos compra de alimentos e outros produtos básicos para o dia-a-dia.
A quarentena também restringe que as pessoas saiam para trabalhar, com exceção de funcionários que trabalham com serviços essenciais, inclusive, no combate ao vírus, como profissionais de saúde, jornalistas, farmacêuticos e pessoas que trabalham com alimentos, tais como funcionários de supermercados, padarias e restaurantes.
Além disso, as aulas, desde o ensino básico até o superior, também foram suspensas em todo país, para reforçar ainda mais o isolamento social. Entretanto, essas medidas deixam uma dúvida em muitos estudantes e profissionais do país: como posso continuar investindo em minha carreira mesmo sem poder trabalhar ou estudar?
Bom, o fato de estarmos em casa não nos impede de aprender ainda mais e incrementar nossas carreiras para quando tudo voltar ao normal. Inclusive, pelo tempo “sobrando”, esse é o momento de concentrar em novos aprendizados e tirar do papel aqueles planos de fazer cursos online que sempre adiamos. Sendo assim, fizemos aqui uma lista com os melhores cursos para que você saia do ócio nessa quarentena.
Senai: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
O Senai é uma das frentes educacionais que mais colaboram para o aprendizado no Brasil. Seus cursos profissionalizantes se adequam a até 28 áreas diferentes e eles estão presentes como EAD (educação a distância) também. Para ter acesso, basta acessar o site do Senai e buscar pelos cursos. Com várias opções disponíveis, as aulas não se concentram apenas em ensinos técnicos nas áreas, mas também em desenvoltura de habilidades que auxiliam em qualquer emprego que você estiver. Veja alguns:
- Administrando seu dinheiro;
- Comunicação efetiva;
- Empreendedorismo;
- Lógica de programação;
Sebrae: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Com cursos voltados para o incentivo ao empreendedorismo, o Sebrae se faz muito importante nessa época de recessão financeira, já que muitas empresas vão precisar de uma gestão mais inteligente e assertiva para contornar os impactos da pandemia na economia. O tempo de duração das aulas variam de 2 a 40 horas, com tutores especialistas no assunto. Além de empreendedorismo, o Sebrae também concentra seus cursos em mercado, vendas, gestão de pessoas e legislação. Confira se alguns dos cursos serão uteis para você:
- Como captar recursos para seu negócio;
- Gestão financeira;
- Como vender pela internet;
- Marketing digital para o empreendedor.
FGV: Fundação Getúlio Vargas
Com muita credibilidade, quem possui um certificado da FGV se diferencia no mercado de trabalho. A Fundação é um instituição brasileira de ensino superior que cresce cada vez mais em seus cursos online. Já ultrapassando o número de 50 cursos, o foco de aprendizado é em áreas de gestão, finanças, marketing, negócios e outros. Entre no site para ter acesso aos 50 cursos e escolha o melhor para você:
- Como fazer investimentos;
- Contexto e importância dos Recursos Humanos;
- Como organizar o orçamento familiar;
- Bases conceituais dos Modelos de Gestão.
USP: Universidade de São Paulo
Exatamente! Você pode ter em seu currículo um certificado emitido pela maior universidade do país e uma das melhores do mundo, sem sequer sair de casa. A USP também disponibilizou cursos online gratuitos para que o pessoal da quarentena possa aprender ainda mais nesse período. Em parceria com a Coursera, a universidade oferece 16 cursos voltados para diversas áreas, que vão de biologia à tecnologia. Os cursos são gratuitos, mas para obter o certificado, é preciso pagar uma taxa de US$ 29.
-
Introdução à Análise Macroeconômica;
-
Mapas conceituais para aprender e colaborar;
-
Marketing e vendas B2B: Fechando novos negócios;
-
Consolidando empresas: Estrutura jurídica e financeira.
Udemy
A Udemy é uma plataforma de e-learning, ou seja, você pode aprender ou ensinar pela internet. Todo o processo, inclusive de compra de cursos, acontece de forma online e pode ser uma boa fonte de renda e de aprendizado. Ela também disponibiliza cursos online de diversas áreas de forma gratuita, facilitando o acesso à educação, no tempo que você decidir dedicar. Veja alguns cursos para fazer hoje na Udemy:
- Liderança de Alta Performance + Curso Extra de Negociação;
- AutoCAD 2019 – Curso Básico;
- Como investir na bolsa de valores e operar mercados futuros;
-
Photoshop CC 2019: Edição de Imagens e Fotos para Iniciantes.
Então vimos que não tem desculpas para não aprender nessa quarentena, não é? Então bons estudos!