Ícone do site O Curso Grátis

O que um técnico em segurança do trabalho faz

[quads id=1]

Uma profissão que tem grande destaque e demanda nos dias de hoje é o técnico em segurança do trabalho, esse profissional se faz de grande necessidade devido a expansão da indústria no Brasil e da fiscalização cada dia mais rigorosa nas empresas em relação a segurança dos funcionários e seu bem estar no trabalho.

Mas o que faz um técnico em segurança do trabalho?

Esse profissional estará encarregado dentro da empresa de criar programas de prevenção a acidentes, criar ações para garantir a saúde dos funcionários tanto física quanto psíquica, traçar planos e projetos para incentivar os funcionários e os colaboradores da empresa a adotar os métodos necessários para a prevenção de acidentes, fiscalizar equipamentos de segurança, fazer checagem e manutenção de equipamentos de segurança, promover palestras e aulas sobre a importância da segurança no trabalho e orientar o uso dos equipamentos de segurança.

O que é necessário para se tornar um técnico em segurança do trabalho?

[quads id=7]

Além de ter o ensino médio completo, é necessário que quem se interessa em ser um técnico em segurança do trabalho tenha um certificado de curso técnico ou até mesmo uma graduação, algumas faculdades já oferecem esse curso e são reconhecidas pelo MEC como a UNOPAR, UNESA, UNICID, UNICSUL, UNIME e Faculdade Pitágoras. Também é necessário dominar algumas habilidades para ser um bom profissional, você precisa ter uma boa observação técnica, foco, capacidade de resolver conflitos, atenção aos detalhes, ética e bom relacionamento interpessoal. Pois a responsabilidade de um técnico em segurança do trabalho é muito grande e qualquer erro do profissional pode colocar em risco a vida de uma pessoa e a integridade da empresa.

Quais são as oportunidades de um técnico em segurança do trabalho no mercado?

As oportunidades são inúmeras, empresas de pequeno, médio e grande porte precisam de um técnico em segurança do trabalho, mas os setores que mais procuram por esses profissionais são as grandes indústrias e o setor de construção civil, porque os trabalhos desenvolvidos pelos funcionários dessas áreas apresentam grandes riscos para sua saúde física e é de grande importância para as empresas garantirem um ambiente de trabalho seguro para seus funcionários.

Qual é o salário de um técnico em segurança do trabalho?

[quads id=2]

Os salários variam de estado para estado mas como essa área tem grande demanda geralmente o mínimo é de dois salários mínimos federais, podendo chegar até 6 mil reais. Se você se interessou por essa profissão e acha que tem as habilidades necessárias para ser um técnico em segurança do trabalho procure uma instituição que ofereça o curso técnico ou a graduação e comece a sua preparação para ser um dos profissionais mais requisitados atualmente no mercado.

Sair da versão mobile