Ícone do site O Curso Grátis

Seis dicas para um melhor currículo de engenharia

[quads id=1]

Um dos elementos mais importantes do sucesso em uma busca de emprego é o currículo e o currículo de engenharia pode ser um dos documentos mais difíceis de desenvolver. O currículo de engenharia é o principal documento de marketing do candidato a emprego que vende o produto – as habilidades e a experiência do engenheiro. Para ser eficaz, um currículo de engenharia deve atrair a atenção do leitor em 35 a 45 segundos. Um bom currículo de engenharia estenderá essa atenção para mais de um minuto. Um currículo bem-sucedido fará com que o leitor entre em contato com o candidato a emprego. Com efeito, o sucesso da procura de emprego gira em torno da eficácia do primeiro passo – o currículo.
[quads id=7]
Ninguém conhece o seu passado e experiência melhor que você. A maioria dos engenheiros pode obter os fundamentos de seus projetos e experiência no papel de uma maneira sensata. O que a maioria dos engenheiros que escrevem seus próprios currículos têm dificuldade em vender isso para o leitor. Aqui estão seis dicas para ajudar você a vender seu currículo de engenharia. 
[quads id=2]
1. Selecione o melhor formato organizacional. A maioria dos currículos é escrita em formato cronológico (ordem inversa de tempo), mas isso não significa que a escolha cronológica seja a melhor para você. Um formato de combinação pode ser melhor. O formato de combinação é equilibrado entre a descrição do conjunto de habilidades, conquistas e histórico de contratação, com a vantagem de que os projetos podem ser destacados para um maior impacto.
[quads id=8]
2. Suponha que seu currículo será visualizado em uma tela de computador em vez de em um pedaço de papel. A maioria dos currículos é enviada, recebida e gerenciada via PC. Isso não significa que o documento deva ser monótono e feio, visualmente. Muitos engenheiros que possuem imagens ou imagens de projetos têm um bom sucesso ao criar um portfólio de CD-ROM dessas imagens. 
[quads id=3]
3. Certifique-se de que seu documento esteja livre de erros. Um erro em um currículo pode ser o assassino entre dois candidatos próximos. Espera-se que os engenheiros sejam orientados para detalhes, de modo que um erro no currículo de engenharia reflita mal o possível desempenho futuro.
[quads id=9]
4. Encontre um equilíbrio entre verbosidade e falta de detalhes. Os empregadores precisam ver detalhes sobre seu histórico de trabalho e experiência em engenharia, mas não precisam saber tudo. O fato de você ser Den Leader em sua tropa de escoteiros é irrelevante. Mantenha informações pertinentes ao objetivo de conseguir uma entrevista. 
[quads id=4]
5. Pense em “realizações” em vez de “deveres de trabalho”. O que fez você se destacar da multidão? Como você criou uma maneira de fazer as coisas melhor, de forma mais eficiente ou por um custo menor? O que ganhou honras para você? Informações como essa serão o que fará você se concentrar e colocar seu currículo de engenharia no topo da pilha.
[quads id=10]
6. Mantenha positivo. A razão para deixar um emprego, contratempos, iniciativas fracassadas, etc. não tem lugar em um currículo de engenharia. Os empregadores estão procurando pessoas que possam contribuir, tenham uma atitude positiva, sejam entusiastas e tenham desempenhado com sucesso habilidades profissionais semelhantes no passado. Concentre-se na comunicação desses problemas e evite informações prejudiciais. 
[quads id=5]
Lembre-se, os currículos não conseguem emprego – as pessoas conseguem emprego. Currículos obter entrevistas. A maioria das entrevistas de emprego pela primeira vez é realizada por telefone e não pessoalmente como costumavam ser. Certifique-se de estar preparado para o telefonema quando chegar. E certifique-se de ter um currículo de engenharia que faça o telefone tocar!

Sair da versão mobile