Ícone do site O Curso Grátis

Vale a pena entrar na faculdade

[quads id=1]

O que fazer quando não se tem tempo nem dinheiro disponíveis para isso? Todas essas perguntas que podem estar rondando a mente de milhões de brasileiros serão respondidas logo abaixo.

A importância de se fazer uma faculdade se da por dois fatores, o retorno salarial e a chance de conseguir emprego com maior facilidade, por conta da possibilidade de especialização. Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) indicam que a diferença salarial entre aqueles que tem diploma e os que não tem é de 150%, sendo uma das maiores do mundo. Dados como esse mostram como o mercado de trabalho brasileiro está demandando cada vez mais profissionais especializados para ocuparem os melhores cargos.

Como o mercado demanda por especialização, um curso superior é a perfeita porta de entrada para isso, com a pós graduação e até mesmo fazer isso no exterior! Estes enriquecem o seu currículo de forma certeira e multiplicaram suas chances de entrar em um emprego ou ser habilitado em um concurso.

[quads id=7]

Mas, sabemos que nem todos nós teremos acesso a um curso superior com a mesma facilidade, para muitos, a distância, o tempo e o dinheiro são grandes empecilhos. Para contornar esse problemas algumas alternativas se apresentam.

Em relação ao tempo e a distância temos como alternativa o Ensino a Distância (EAD). Existem graduações em diversas áreas nessa modalidade de ensino, e diversas faculdades que oferecem o EAD, as aulas podem ser online ou com a exigência de presença física uma vez na semana ou poucas vezes durante o semestre. O EAD existe a muito tempo no mundo, no começo eram transmitidas aulas até pelo rádio! Mas com a sua oficialização no Brasil em 1996, os diplomas ganharam um caráter de veracidade e confiança no mercado de trabalho, se tornando uma ótima opção não só para adquirir conhecimento como para turbinar o currículo e ter grandes chances de conquistar o emprego desejado. Lembrando que, na busca por uma faculdade, é sempre bom verificar se essa seja reconhecida pelo MEC e tenha boas avaliações.

[quads id=2]

Se o problema for a falta de dinheiro, há formas de entrar na faculdade sem pagar nada! Algumas faculdades por exemplo, oferecem bolsas de 100% para alunos que conseguirem nota máxima em seus vestibulares, e há também programas do Governo Federal que contemplam pessoas de baixa renda. O FIES financia todo o curso de graduação do estudante e a dívida deverá ser paga apenas após a conclusão do curso, com a condição deste ter obtido uma nota maior ou igual 450 pontos no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e se encaixar na categoria de baixa renda. O PROUNI conta com as mesmas condições, mas este programa oferece bolsas de 100% a 50% em faculdades particulares. E por último temos o SISU (Sistema de Seleção Unificada), meio pelo qual os alunos que fizeram o ENEM tem acesso a faculdades públicas gratuitas.

Sair da versão mobile